quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Qual a substância de Deus?

Deus



Qual a substância de Deus?









Um dos argumentos daqueles que defendem a deidade de Jesus seria que Ele e Deus Pai possuem a mesma substância. Mas qual seria esta substância? Este elemento comum está descrito na Bíblia? Um dos primeiros formuladores desta proposição, e pesquisador dessa "substância", foi Orígenes. Ele uniu elementos da filosofia grega com as passagens em Provérbios 8, que fala da Sabedoria, com o Evangelho do João, que fala sobre o "Verbo", para criar uma teologia sobre a substância divina, antes mesmo desta ter sido definitivamente formulada no Concilio de Niceia, em 325 D.C.

Foi-se afirmado, no Concílio de Niceia, em 325 D.C, que Jesus era da mesma substância de Deus, com o famoso termo “homooúsios”. Nascia assim a deidade de Jesus, pois que Ele era consubstancial a Deus, ou seja, da mesma substância. Mas qual é esta “substância” que liga Jesus e Deus Pai.

Um dos primeiros formuladores desse pensamento remonta a Orígenes. Ele foi teólogo, adepto da filosofia grega, e considerado um dos padres da Igreja. Estudou na Alexandria, e após desentendimentos com o seu mestre e patriarca Demétrio de Alexandria, foi expulso sob a acusação de se ter auto castrado, retirando-se para Cesareia, Palestina.

Para Orígenes, Jesus foi a primeira das criaturas, apoiando-se em Provérbios 8, que fala sobre a sabedoria. Para ele, assim como aos filósofos gregos, antes da criação do mundo, haveria a sabedoria. Este paralelo entre a filosofia grega e as antigas escrituras permite Orígenes afirmar que Jesus tem a mesma substância de Deus, que é a Sabedoria. Ele também cita o evangelho de João, capitulo 1, para demonstrar que Jesus, a Sabedoria, ou o Verbo, estava com Deus, antes dos tempos.

Ele comprova que Jesus possui este atributo divino pela sua própria ressurreição. Tendo ressuscitado, Jesus teria que ter, antes da morte, um poder para vencer a morte, o poder da vida, que para Orígenes, seria a Sabedoria. Este poder viria de Deus, pois que Jesus é o seu único filho, gerado por sua própria natureza que não é corpórea, mas a sabedoria.

Porém, Orígenes apresenta uma contradição, que seria a relação entre Jesus e Deus, como criador e criatura, não sendo possível distingui-los. Sendo o atributo desta relação, o compartilhamento da mesma substância, a saber, a sabedoria, e tendo ela sempre existido, não tendo nunca um início posterior a Deus, pode-se afirmar que Jesus teve sua geração de forma conjunta a Deus, e sendo assim, há dois “Deuses”, ou que Jesus seria um reflexo de Deus, o que equivale a dizer que são a mesma pessoa. Outra contradição é que os textos utilizados não definem a sabedoria como sendo uma "substância divina", mas um ato de criação, em momento anterior a criação do mundo material.

De toda forma, o pensamento de Orígenes, ao agregar conceitos da filosofia grega com a análise das escrituras, representa uma elegante formulação na teologia sobre a deidade de Jesus, ao indicar o conceito da “substância”, identificada como a sabedoria. Mas será que Deus, ou Jesus, são formados, mesmo que abstratamente, pela Sabedoria? Este conceito é suficiente para definir uma deidade? Ou mais importante, as escrituras permitem este tipo de interpretação? Para uma análise posterior...


Nenhum comentário:

Postar um comentário